Home  |  Notícias

Temporada de Praia é Aproveitar para Viajar

 
 
Temporada de Praia é Aproveitar para Viajar

O calor chegou e, com ele, a vontade de viajar para o litoral. Curtir o mar, conhecer a cultura e a história do local, experimentar as comidas típicas. Toda essa experiência é muito enriquecedora e relaxante. Mas como programar todos os detalhes da viagem de um jeito simples em uma época disputada como o verão? E para onde ir, com tantos lugares lindos no Brasil?

Para ter mais opções de viagem, mostraremos aqui alguns destinos bem desejados do país. Além de praia, tem cachoeiras, gastronomia e muitas belezas naturais para curtir junto ao sol. Confira:


1 - Santa Catarina, Florianópolis
Centro com cara de metrópole, trilhas em matas preservadas, inscrições rupestres, praias tranquilas, agitadas e outras com ondas perfeitas para surfe, dunas e vilas bucólicas. Tudo isso, acredite, faz parte de Florianópolis. Multifacetada, a cidade encanta qualquer perfil de turista, com atrações que vão muito além do mar.
No quesito gastronomia, Floripa também se destaca, com pratos de influência açoriana. A cidade ainda é responsável por cerca de 80% da produção nacional de ostras, o que a torna o melhor lugar do Brasil para comer a iguaria bem fresca. A sequência de camarão é outro sucesso gastronômico na ilha que merece ser apreciado.

2 - Bahia, Salvador
Os encantos da capital baiana são reconhecidos em todo o mundo. As belezas naturais da primeira capital nacional, assim como o alto-astral de seus habitantes, são atrativos para turistas de todas as regiões brasileiras e de diversos países. As praias do Porto e Farol da Barra são as mais requisitadas na área urbana. E as de Stella Maris, Itapuã e Flamengo, embora afastadas do centro, costumam fazer sucesso nos fins de semana.
Se o foco não for só o mar, visite o Mercado Modelo, na Cidade Baixa, e depois suba pelo Elevador Lacerda para chegar ao Pelourinho – Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1985. Caminhar pelo centro histórico de Salvador é garantia de um passeio cultural cheio casarões, museus, ateliês e espaços culturais. No verão, a banda Olodum ensaia no Largo do Pelourinho duas vezes por semana e é outro programa imperdível. E também não se esqueça de aproveitar o melhor da famosa culinária baiana, com delícias como acarajé, moqueca, ensopado e bobó.

3 - Fortaleza, Ceará
A capital cearense certamente possui um dos mais belos litorais do Brasil. Com infraestrutura impecável para atender turistas, a Praia do Futuro é a melhor pedida na cidade, com barracas superequipadas, internet, massagem, parque aquático e aquele mar lindo que só o Nordeste tem. Mas quem possui um tempinho pode também passar o dia em outras praias cearenses bem pertinho da capital, como Canoa Quebrada e Cumbuco.
A vida noturna em Fortaleza também é bem interessante e animada. Na Rua Dragão do Mar, por exemplo, os bares instalados em antigos casarões coloridos são um charme à parte. A gastronomia não fica atrás: o pargo assado no sal grosso é um dos pratos mais pedidos nas barracas situadas na orla da Praia do Futuro.

4 - Pernambuco, Recife
Graças à sua paisagem, cortada por rios, a cidade é conhecida como a Veneza brasileira. O passeio de catamarã, no centro, por exemplo, proporciona uma experiência única aos turistas, que podem admirar os edifícios históricos do período colonial e explorar a geografia do Rio Capibaribe. Caminhando pelo Recife Antigo, é possível visitar o Marco Zero, o Mercado de Artesanato, a Rua do Bom Jesus com suas construções coloridas, a Embaixada dos Bonecos Gigantes, a Torre Malakoff, entre outros pontos. Ali pertinho, ainda tem a linda Capela Dourada, com seu interior todo coberto de ouro.
Saindo da parte antiga, não deixe de ir à famosa Praia de Boa Viagem, com águas mornas e esverdeadas. E de experimentar alguns pratos típicos pernambucanos, como o delicioso bolo de rolo, feito com camadas bem finas de bolo, enroladas com goiabada.

5 - Santa Catarina, Balneário Camboriú
Famosa por sua vida noturna, Balneário Camboriú reúne as mais badaladas casas noturnas de Santa Catarina. Seus beach clubs, com música eletrônica ou sertaneja, são referência na região. E para quem gosta mais de bar, é só escolher entre diversos da Avenida Atlântica.
Mas nem apenas da noite vive a cidade: as praias também são grandes atrativos desse destino, com estilos que agradam todos os perfis de viajantes: jovens, famílias com crianças, naturalistas, surfistas, baladeiros. E tem atividade até para quem curte turismo de aventura. O parque Unipraias possui teleférico, tirolesa, arvorismo, mirantes com vista panorâmica e um trenó que pode atingir 60 quilômetros por hora.


Publicado em: 29/01/2020

Horário de atendimento: 8h30 às 12h | 14h às 17h